quarta-feira, 22 de setembro de 2010

TAGUÁ, TEXTO DE PEDRO SANTANA

Antigo CAMPO LARGO, primeiro núcleo de civilização do Oeste Baiano.
Situado a margem esquerda do Rio Grande, onde nenhuma montanha se avista, foi fundado CAMPO LARGO que abrangeria, durante dois séculos, toda a administração da área até as fronteiras de Goiás.
A primitiva fazenda SUSSUARANA, deu origem a Campo Largo, através da Carta de Sesmaria da Capitania de Pernambuco, da qual a região fazia parte, ao Coronel JOSÉ LOPES COUTINHO, passando depois ao Capitão-Mor ANTÔNIO MARIANI PRIMO, Barão de Campo Largo.
Desse primeiro núcleo civilizador, criado por D. JOÃO DE LANCASTRE, os colonizadores pernambucanos e baianos foram se espalhando por toda região, fundando povoados que evoluíram, transformando-se nas atuais cidades.
Sendo o primeiro município da região, Campo Largo possuía todos os órgãos administrativos: Intendência – Prefeitura Municipal; Conselho Municipal – Câmara, além de ser a sede da Comarca do Rio Grande.
Devido a grande distância de Salvador, necessitava-se da existência de organização civil para legitimar seus atos, bem como de proteção e dirigiam, insistentemente, os seus pedidos, ao Rei de Portugal.
Em 2 de dezembro de 1 698, foi assinada uma carta pelo rei de Portugal, dirigida ao Governador Geral do Brasil, D. João de Lancastre, ordenando-lhe que fundasse Arraiais na região, quando foram implantados BARRA, CARINHANHA e CAMPO LARGO.
Campo Largo prosperou e tornou-se um imenso município. Em 1 930, por intrigas políticas, deixa de ser a sede do município, que se transfere para COTEGIPE, passando a condição de Distrito e seu nome mudado para TAGUÁ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário